Designação do projeto

InovELSIE: Inovação, gestão e certificação de um sistema de apoio à decisão clínica baseado no genoma.

Código do projeto

CENTRO-02-0853-FEDER-020683

Objetivo principal

O projeto InovELSIE pretende qualificar a empresa para que esta possa responder competitivamente no mercado global, através da capacitação da empresa com os meios técnicos e humanos necessários para manter e alargar as suas vantagens competitivas nos domínios da qualidade, capacidade e rapidez de resposta a problemas internos e externos, gestão interna do conhecimento, entre outros.

Região de intervenção

Centro

Entidade Beneficiária

Coimbra Genomics, S.A.

Data de aprovação

06-02-2017

Data de início

31-03-2017

Data de conclusão

29-03-2019

Custo total elegível FEDER

181.149,46 EUR

Apoio financeiro da União Europeia

81.517,26 EUR


Novas Metodologias e Ferramentas de Trabalho

Objetivos

Permitir a criação de rotinas suportadas num sistema fiável de informação e gestão (inovação organizacional).

Resultados

As novas metodologias e ferramentas de trabalho selecionadas e introduzidas na prática da empresa terão impacto a vários níveis: organizacional, controlo de gestão, codificação do conhecimento e comercial. Entre outros propósitos, estas metodologias irão permitir: uma organização, planeamento e gestão do trabalho mais eficientes, uma tomada de decisões mais célere, uma comunicação entre os trabalhadores mais assertiva, uma partilha e acessibilidade do conhecimento mais capaz, um acompanhamento mais próximo das relações entre a empresa e os clientes/parceiros. A implementação destas tecnologias irá reduzir significativamente os custos administrativos e de operação da empresa, que ganhará flexibilidade e rigor na gestão e ficará habilitada para responder de forma mais rápida e assertiva às solicitações do mercado.


Registo da Marca

Objetivos

Permitir o reforço do posicionamento do inovador produto desenvolvido pela empresa – a plataforma Elsie (inovação de marketing).

Resultados

A marca Elsie encontra-se registada apenas no mercado nacional. Para colmatar esta vulnerabilidade, está previsto o registo da marca também no mercado comunitário e a nível internacional.


Sistemas de Gestão da Qualidade

Objetivos

Permitir uma gestão, avaliação e monitorização mais eficientes dos processos internos da empresa, contribuindo para a melhoria da performance organizacional da empresa.

Resultados

A implementação e certificação dos processos internos e do produto pelas normas NP EN ISO 9001/27001 e ISO 13485 representam uma forte inovação na CBRA GENOMICS, uma vez que esta integração considera a satisfação dos clientes, a segurança do sistema de informação e os requisitos aplicáveis a aparelhos médicos. A adoção de um Sistema Integrado de Gestão (SIGQ) é um instrumento essencial para a competitividade da organização, ao permitir obter uma maximização de benefícios para todos os stakeholders: clientes, colaboradores, fornecedores e sociedade. O SIGQ permite garantir a eficácia da organização, bem como a satisfação total do cliente, com simultânea redução de riscos associados à atividade.